sábado, 10 de dezembro de 2011

A História do Movimento Negro Brasileiro

Por Manoel Bomfim

O Movimento Negro Brasileiro atual se divide em quatro fases. A primeira delas são os Quilombos que eram verdadeiras fortalezas afastadas das áreas urbanas e de difícil acesso com mecanismo de organização política, social, econômica e cultural bem definida. O mais conhecido em nossa História é o Quilombo dos Palmares onde surgiu a grande referência negra do Brasil, Zumbi dos Palmares, símbolo maior da resistência, este período durou até o início do Século XVIII.

A segunda fase do Movimento Negro Brasileiro tem sua origem nas revoltas anteriores e posteriores a Abolição da Escravidão em 1888, entre todas as revoltas que deram origem ao Movimento Negro atual no Brasil se destacam a Revolta dos Búzios no ano de 1798, a Revolta dos Malês em 1835 e a Revolta da Chibata no ano de 1910.

A terceira fase ocorre no inicio do século XX com a chamada Imprensa Negra, a criação do primeiro partido negro e a criação do TEN, Teatro Experimental do Negro. A Imprensa Negra era o nome dado aos periódicos publicados em São Paulo no período Pós-bolição se destacam a revista Senzala do ano de 1946, a revista Quilombo de 1950 editada por Abdias do Nascimento um dos maiores lideres do movimento negro internacional escritor, ator e fundador do TEN - Teatro Experimental do Negro no ano de 1944 na cidade do Rio de Janeiro.  O jornal A Voz da Raça é considerado até hoje o mais importante periódico na luta contra a discriminação racial e pela igualdade no país, criado pela Frente Negra Brasileira, o primeiro partido negro, no ano de 1933 teve apenas 70 publicações.

Por fim, a quarta e última fase dá origem ao Movimento Negro Brasileiro, o período ditatorial e as influências norte americanas. Nos anos 60 explodem diversos regimes ditatoriais pelo mundo a fora, especialmente na América Latina.  Neste período surge nos Estados Unidos figuras políticas como o Rev. Martin Luther King Jr., Malcom X e os Panteras Negras, além do movimento cultural e político Black Power que dão a base para formação atual do Movimento Negro. A resistência negra começa a ecoar na sociedade através do Bloco Cultural Ilê Aiyê, que busca exaltar a beleza, a auto-estima e a cultura do povo negro. Surge ainda um movimento nacional negro organizado chamado Movimento Negro Unificado (MNU) formando o movimento negro nos moldes atuais. São incontestáveis os avanços obtidos na luta racial no Brasil nos últimos 10 (dez) anos, como a criação de secretarias, ministério, políticas públicas de ações afirmativas que só foram possíveis pela insistência dos movimentos organizados da população negra.

Há uma grande diferença entre o movimento negro inicial com o de hoje, o primeiro prezava a união sem partidos que tinha a luta racial como fundamento de tudo e a de hoje encontra-se separada e enfraquecida. O Brasil vive hoje uma falsa democracia racial, onde a liberdade e a igualdade são apenas direitos escritos na Constituição e atualmente no Estatuto da Igualdade Racial.


Referências Bibliográficas:

GARCIA, Januário. 25 anos de Movimento Negro no Brasil. Brasília: Fundação Palmares, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário